TECNOLOGIA E ARTE, NECESSITAM CAMINHAR JUNTAS. O INDIVÍDUO PODE ATÉ CRIAR ARTE, PORÉM PRECISA DAS TECNOLÓGIAS PARA DIVULGAR OU MODIFICAR.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Comentário
O resultado final do trabalho da colega Paulina, " A arte em toda parte" ficou bom, mas senti falta de imagens retrando os alunos fazendo os trabalhos, ou seja os alunos colocando a mão na massa,o objetivo também ficou meio que confuso,apesar do resultado final ter ficado bom,não foi esclarecido todas as etapas ocorridas no decorrer do projeto, percebi claramente a intenção de se trabalhar a arte, mas a outra disciplina que seria trabalhado junto, não consegui identificar.
terça-feira, 26 de junho de 2012
quinta-feira, 21 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Disciplina:
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2
Tutora à Distância: Marília Saenger Santos
Tutora Presencial: Helíada Marjane da Silva Lima de Andrade
Aluno (a): Maria Damasceno de Carvalho
Pólo: Rio Branco/AC
Atividade: Relatório de Execução
Primeiro Semestre Letivo de 2012
O objetivo deste relatório é descrever todas as etapas desenvolvidas no decorrer do projeto, “a escultura nossa de cada dia”, desenvolvido na turma de 7º ano da Escola de Ensino Fundamental Nair Sombra em Capixaba-Acre. Todas as etapas foram importantes, mas descreverei somente algumas que foi possível realizar com sucesso.
Iniciei a aula com uma conversa prévia com os alunos sobre esculturas, algumas antigas e outras locais. Após a conversa informal, listei no quadro alguns tipos de esculturas para os reescreverem no caderno para em seguida realizarem a pesquisa. Discutimos sobre vários tipos de esculturas, mas, o foco principal da conversa foi voltado para a Venus de Willendorf, escultura que seria esculpida e exposta ao final do projeto.
Para realizar a pesquisa no laboratório a turma foi dividida em grupo de cinco alunos, onde pesquisaram sobre esculturas feitas em madeira, pedra sabão, gesso, areia, vidro e sabão, mas o histórico completo foi destinado apenas para a Venus de Willendorf, onde cada aluno registrou em seu caderno, onde foi encontrado a escultura da Venus, o material utilizado e o tamanho, esse pequeno histórico descrito no caderno, teve como ponto de partida a compreensão sobre a escultura que seria esculpida posteriormente.
Logo após o término da pesquisa, houve alguns questionamentos por parte dos alunos, sobre as esculturas que eles mais gostaram e a maioria da turma relatou que foi a escultura construída de areia.
A preparação do ambiente para esculpir as esculturas em sabão, ocorreu com o envolvimento de todos os alunos, mas houve uma modificação com relação ao espaço, antes a parte prática iria ser realizada no refeitório, porém por motivo interno da escola, nos foi cedido uma sala de auloa, forramos as mesas com TNT e Jornais e iniciamos o processo de , sentamos em círculos e iniciamos o processo de esculpir a barra de sabão para fazer a Venus.
O processo de esculpir a Venus no sabão, foi a parte mais interessante no decorrer do projeto, alguns alunos demonstraram grande habilidade, outros bastante dificuldades, mas enfim todos finalizaram sua escultura.
A exposição ocorreu em um dos corredores da parte externa da escola, com a participação dos escultores alunos, com duração de duas horas. A exposição foi positiva, segundo alguns relatos de alunos, essa foi a primeira exposição ocorrida na escola. Durante a realização do projeto houve várias modificações, principalmente com relação ao espaço que seria esculpido as esculturas, outro ponto negativo percebido claramente é a não credibilidade por parte de alguns professores, com relação a disciplina de arte, mas com certeza os alunos envolvidos no projeto tiveram um momento de aprendizagem significativa em suas vidas.
Imagens da aplicação do Projeto
Assinar:
Postagens (Atom)