TECNOLOGIA E ARTE, NECESSITAM CAMINHAR JUNTAS. O INDIVÍDUO PODE ATÉ CRIAR ARTE, PORÉM PRECISA DAS TECNOLÓGIAS PARA DIVULGAR OU MODIFICAR.
terça-feira, 22 de maio de 2012
Projeto a escultura nossa de cada dia.
Primeiro Semestre Letivo de 2012
Título: A escultura nossa de cada dia.
Autora: Maria Damasceno de Carvalho
Duração: 10 Aulas
1. Apresentação
O tema do presente projeto visa destacar a arte como uma linguagem do conhecimento e propiciar ao aluno um espaço favorável de descoberta sobre as esculturas e transformá-las em produção artísticas, tendo como referência a sua história e o momento histórico em que foi construído.
A arte, enquanto uma forma de expressão material está ligada ao conceito da disciplina de história, é possível compreender essa ligação a partir dos fatores, políticos, econômicos e sociais de uma época, pois é através deles que compreendemos o seu período e as mais diversas produções artísticas de todos os tempos.
2. Motivação
A necessidade de falar sobre esse assunto partiu de uma problemática de buscar compreender o histórico de algumas esculturas e posteriormente representar o conjunto de artes plásticas.
Observar uma escultura sem história é algo vazio, por esse motivo pretendo, além de admirar a escultura, conhecer a sua história e o seu período histórico.
3. Objetivo
Estimular e permitir o acesso ao universo artístico através das esculturas, oferecendo para isso, mecanismos necessários quanto à observação, à informação histórica e noções básicas de técnicas de produção.
4. Público alvo
O público alvo será alunos do 7º ano da Escola de Ensino Fundamental Nair Sombra, com faixa etária entre 11 e 14 anos. O projeto representará para essas pessoas um entendimento amplo dos conceitos sobre esculturas e sua história. A intenção é despertar nos alunos a fruição da obra de arte, nas suas mais diversas manifestações, enriquecendo a partir das observações e as possibilidades de se criar uma obra, saber apreciar e integrar a obra como parte do seu contexto histórico.
5. Metodologia
Primeiro farei uma conversa prévia com os alunos sobre algumas esculturas que eles já conhecem esculturas antigas e locais. Após essa conversa informal, apresentarei um slide com algumas esculturas e seus respectivos históricos, inclusive esculturas existentes em nossa capital Rio Branco. Porém como ao final do projeto os alunos teriam que construir uma escultura, o foco maior foi para a escultura que seria produzida que é a Vênus de Willendorf.
Em nossa localidade não existe nenhuma escultura, realizaremos uma pesquisa no laboratório da escola para que os alunos observem as dimensões da escultura que iriam construir altura, largura e relevo, porém como o projeto esta voltado para os mais variados tipos de esculturas os períodos nesse caso devem ser abordados. Outro fator que pretendo aborda durante a pesquisa é a forma de representação do corpo humano, principalmente figura feminina. Mediante a realização da pesquisa ainda pretendo estudar o surgimento de algumas esculturas e seus respectivos periodos, mas para isso é necessário situar o período de surgimento da escultura que será produzida, qual a sua caracteristica e onde surgiu.
Se nossa cidade não fosse distante da capital Rio Branco, seria necessário, conduzir os alunos a visualizarem algumas obras existentes, essa parte do projeto não será possível realizar.
No decorrer da aplicabilidade das aulas, as dúvidas com relação às esculturas, já tinham cido sanadas, partimos para produção da escultura em sabão, cada aluno construirá sua escultura. No final do processo de lapidação e construção da escultura, haverá uma exposição no pátio da escola da Vênus de Willendorf.
6. Instrumentos, materiais e técnicas.
Utilizarei computador, data show, papel A4, caneta, sabão em barra, faca de mesa, pano e jornais. A técnica utilizada será artesanal.
7. Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e a maneira como pretende fazê-lo.
As referências de conceitos que pretendo abordar durante o projeto são principalmente quanto aos conceitos estéticos desenvolvido pelos artistas e a influência dos diversos períodos e o que cada escultura estudada representa para aquele momento histórico. Os artistas na realidade representavam em suas esculturas a vida e ações de momentos que eles vivenciavam principalmente os temas da vida religiosa. Alguns artistas que trabalhavam e trabalham com esculturas: Michelangelo, Alceu Luiz e Henrique Hulse. O espaço Mario Cravo-parque das esculturas tem o objetivo de promover uma exposição ao ar livre, com escultura em madeira e sabão. Outro artista que merece distaque é Aleijadinho.
Como ao logo da história, o homem sempre teve necessidade de expressar seus sentimentos, então à escultura foi uma forma de representação e construção da cultura da sociedade e dos conflitos vívidos pelo escultor. Tendo como fonte principal a escultura da Vênus de Willendorf e sua história e o que ela representou para as civilizações antigas e qual é o seu significado cultural percebi o interesse dos alunos em pesquisar sobre outros tipos de materiais e outros artistas que trabalham com esculturas.
8. Referências Bibliográficas
Pequena viagem pelo mundo da arte/Hildegard Feist – 2. Ed. – São Paulo: moderna, 2003 (coleção desafios)
WWW.brasilescola.com
Wikipédia.org/wiki
Espacomariocravofmc. blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este projeto será desenvolvido na escola Nair Sombra AC, com uma turma de 7º ano do turno matutino.
ResponderExcluir