quinta-feira, 12 de maio de 2011

Tarefa 9

UAB/UNB – Universidade Aberta do Brasil
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 1_UAB 1_2_Reoferta
Tutora: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias
Discentes: Maria Damasceno de Carvalho
Tarefa: Tarefa 9
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do filme “Denise está chamando”, dirigido pelo diretor Hal Salwen (1995). O filme retrata a realidade atual e de que modo a tecnologia está integrada em nossas vidas, principalmente numa sociedade cada vez mais globalizada. O filme destaca a realidade de pessoas de classe média americana que moram sozinhas e que mantém contatos somente por telefone, fax e internet, também faz uma abordagem sobre a realidade vívida por milhares de pessoas do mundo inteiro, acostumado tanto a esse novo modelo de comunicação que se tornam seres isolados, mantendo contato com outras pessoas somente através de equipamentos tecnológicos e a interação física se limita apenas a uma realidade imaginaria.
O filme destaca alguns fundamentos positivo sobre o impacto que a tecnologia desenvolveu com relação a alguns dispositivos da comunicação na sociedade contemporânea, um dos pontos positivo e quanto ao conforto, pois é possível desenvolver diversos afazeres sem sair de casa, o encurtamento de distância é algo que deve ser levado em conta, nos comunicamos em tempo real com pessoas de diferentes lugares, outro fator que merece destaque é a questão da segurança, nenhum cidadão atualmente se sente seguro de sair na rua para resolver algo, tanto relacionado a vida profissional como a pessoal. De certa forma o filme faz uma crítica ao rumo que está tomando a sociedade moderna em especial ao desenvolvimento tecnológico. Hoje com os diversos equipamentos de comunicação que temos aprendemos a ter mais conforto e liberdade, por esse motivo a ideia de grupo ficou um pouco no esquecimento, até porque dá para se obter qualquer informação sem ter contato físico, utilizando apenas o mundo virtual. Diante de tudo que foi mencionado no filme e de como ocorre às mudanças tecnológicas na sociedade contemporânea, dá para entender porque as pessoas se tornaram seres individuais, egocêntrico e sem amor ao próximo.

Referências:
SILVEIRA, Maria Laura & SANTOS, Milton. Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Denise Está Chamando, de Hal Salwen.
EUA, 1995, 80 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário