sábado, 2 de abril de 2011

Texto de forma colaborativa (Wik)

UAB/UNB – Universidade Aberta do Brasil
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 1_UAB 1_2_Reoferta
Tutora: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias
Discente: Maria Damasceno de Carvalho
Matrícula: 0090078454
Tarefa: Tarefa 3
group
Atualmente com os meios de tecnologia sempre em inovação o professor precisa estar mais preparado do que nunca. Novas tendências de ensino por meio dessas inovações requerem domínio dos professores atuantes na área, saber operar as máquinas para aplicar os conhecimentos de forma dinâmica e ponto principal, tendo em vista que os alunos hoje estão cercados de novidades em todos os sentidos e, direcionar esse mecanismo como fonte de dinamismo no meio de ensino requer preparação e dedicação, sobretudo, os alunos de hoje já estão formados e interados com toda essa tecnologia e, é dever dos mediadores acompanhar tal processo.
Texto de forma colaborativa (Wik)
Com o surgimento de um “novo paradigma educacional”, temos a possibilidade de levar o aluno a construir seu próprio conhecimento, entendendo que a figura do professor não é mais de um mero transmissor de conhecimentos, e sim de um mediador e, até mesmo, de um parceiro do aluno.
Para melhor utilizar as habilidades, conhecimentos e atitudes de que um professor de Artes deve desenvolver e construir para melhor situar-se neste novo paradigma de educação utilizando as novas tecnologias, é necessário compreender todos os processos educacionais para que desenvolva um trabalho bem informativo e comunicativo que estimule o potencial de todos com mesma igualdade, ou seja, sem descriminação.
Por isso, o papel do professor é procurar sempre incentivar, motivar, solucionar dúvidas, abrir novos caminhos, interagir e buscar sempre novas descobertas para que o aluno consiga compreender tudo que lhes é repassado de maneira proveitosa adquirindo o mais importante que é o conhecimento. É importante a utilização de um ensino objetivo e científico para que as atitudes tomadas pelo professor de Arte sejam profissionais e importantes à vida do aluno.
Sabemos que o desenvolvimento de diferentes capacidades cognitivas, afetivas, físicas, éticas, estéticas, de inserção social e de relação interpessoal se torna possível por meio de um processo pessoal de construção de conhecimento, é então nesse processo de construção que o professor intervém, criando condições que elevam a autoestima dos alunos para que eles reconheçam e valorizem os saberes que possuem, quando os educadores valorizam os conhecimentos dos alunos ele contribui de forma significativa para que o aluno tenha disponibilidade e curiosidade para aprender cada vez mais.
E para que o aluno possa contribuir é necessário que os professores se desprendam das práticas tradicionais de ensino, que não levam o aluno a refletir sobre a atualidade e principalmente da evolução tecnológica que acontece dentro e fora da escola. Percebemos que com os avanços das novas tecnologias surgiram também novas formas de ensino, principalmente na disciplina de arte, pois podemos além de mediar aprender a manusear diversos equipamentos que antes para nós era algo desconhecido da nossa ferramenta de trabalho. A tecnologia não deve ser vista como algo negativo, pois além de informar ela amplia a nossa possibilidade de criar e inovar. É claro que cabe a nós ter um olhar crítico para orientar a busca, seleção e saber gerenciar as informações que estão disponíveis ao nosso alcance.

Os termos pedagógicos devem levar em conta que, as tecnologias devem ser inseridas no ambiente educacional, começando pela mudança do currículo, pois não adianta ter escolas com equipamentos tecnológicos se os currículos ainda continuam os mesmos. Sabemos que o computador hoje dentro das escolas se usado adequadamente com a função de criar, os resultados serão positivos, com certeza tanto os professores como os alunos se sentirão motivados e estimulados a criar o seu próprio conhecimento. Afinal de contas todos os envolvidos nesse processo educativo terão um novo olhar para o mundo e em especial a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário