domingo, 17 de abril de 2011

tarefa 5

UAB/UNB – Universidade Aberta do Brasil

Instituto de Artes

Departamento de Artes Visuais

Licenciatura em Artes Visuais

Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 1_UAB 1_2_Reoferta

Tutora: Sabrina Beatriz Hosokawa Dias

Discentes:

Bianca Alves Macedo

Maria Damasceno de Carvalho




Nome da Atividade:
Arte rupestre e as tecnologias


Fundamentos teóricos:

O plano de aula visa proporcionar elementos básicos da arte rupestre, possibilitando os desenvolvimentos e estratégias de estímulos das diversas técnicas de pinturas usadas para representar a arte no contexto cultural da época, utilizando também recursos tecnológicos relevantes.




Objetivos: Geral
Reconhecer e identificar a arte, como uma das principais e mais antigas manifestações da humanidade





Específicos

· Pesquisar em diferentes fontes sobre a arte rupestre;

· Reconhecer e interpretar uma pintura rupestre;

· Compreender a arte como um fato histórico nas diversas culturas e diferentes grupos sociais;

· Produzir imagens visuais, utilizando diferentes técnicas;

· Experimentar o uso de diversos tipos de tinta industrializadas e naturais.

· Demonstrar respeito pela sua produção artística e dos colegas.






Conteúdo:

Leitura e produção de pintura rupestre.




Tempo: 06 aulas




Metodologia:

- pesquisa dos alunos em grupos sobre o tema, na sala de informática

-Apresentação da pesquisa em forma de textos para ser lido em sala de aula

-Apresentar para os alunos imagens no data-show sobre figuras rupestres, incentivar a interpretação das figuras pelos alunos oralmente

-Criação de pinturas pelos alunos em duplas a partir do que já foi trabalhado fabricando tintas naturais tendo como suporte papel pardo

-Reprodução individual de imagens observadas, usando o carvão em papel pardo

-Assistir o filme: 100000 a.c fazer relações com a arte rupestre por meio de questionário individual








Recursos:

Televisão;

DVD;

Computador;

Livros;

Tintas naturais;

Papel A4;

Carvão vegetal;

Data show;

Internet;

Pincel;

Impressora.






Avaliação: A avaliação será feita através da participação da interação e cooperação dos alunos na construção das pinturas no decorrer de todas as aulas, principalmente na exposição dos trabalhos.






Referências: www.fundec.edu.br

www.infoescola.com

www.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário