quarta-feira, 18 de agosto de 2010

UAB/UNB – Universidade Aberta do Brasil
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Professor: Christus Nóbrega
Professor Tutora: Adriana de Oliveira
Discente: Maria Damasceno de Carvalho
Matricula: 090078454
Tarefa: Resenha – Atividade 1.
O referido trabalho tem por objetivo, resenhar o filme o quarto poder do diretor Costa Gravas. O tema central do filme o quarto poder, retrata o poder que a imprensa tem em manipular determinadas informações em seu próprio beneficio. O filme mostra claramente a falta de ética por parte do jornalista, pois atropelam tudo para ter audiência a qualquer preço e diante de tanta mesquinharia se tornam o centro das atenções diante das câmeras, na realidade o tema central do filme é a falta de ética uma ação de pura ambição para se ocupar algum lugar de destaque na profissão.
Os principais personagens da história são: o jornalista Max Brackett que é interpretado por Dustin Hoffan e San Baily que é interpretado e pelo ator Jonh Travolta, enquanto um deseja reaver o seu emprego, o outro já age com o intuito de se destacar socialmente e ser reconhecido por uma emissora de televisão, é quando começa a trama televisiva, propriamente dita, pois os personagens usam o que lhe é conveniente para atingir o que mais lhes interessava naquele momento. O interesse individual de ambos, estava acima de qualquer coisa, a conduta jamais iria prevalecer num momento como aquele, pois o que estava em jogo era o desejo individual de cada um.
O filme o quarto poder e o documentário, muito além do cidadão Kane, tem relações semelhantes, pois as duas versões representam de forma clara a manipulação que a mídia provoca na sociedade. Todas as cenas e fatos são criados de acordo com o monopólio da industria da televisão e em especial da influência da imprensa, tanto o filme, quanto o documentário, acredito eu que eles tem poderes iguais, pois representam estratégias que envolve o sentimento das pessoas de acordo com o seu próprio interesse que é manipular e centralizar a informação da melhor forma que lhe é conveniente, em alguns casos criam-se até personagens imaginários e cenas que nem sequer e real, isso com o intuito de causar um impacto na opinião do público.
Minha impressão geral da história e que embora se pregue que vivemos num país democrático, não acredito muito nessa palavra democracia, pois por traz de cada informação, existe sempre alguma intenção por parte de quem detém o poder, pois com certeza a intenção da mídia é manipular e centralizar um número cada vez maior de seguidores e conseguindo de fato o que lhe é agradável, manter a fidelidade de seus adeptos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.cdmslife.org/forum.
www.intercom.org.br
O filme, O quarto poder, do diretor Costa Gravas
Documentário, muito além do cidadão Kane do diretor Simon Hartog.
Blog
HTTP://blog-damasceno.blogspot.com/Blogdamasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário